Mato Grosso

Sete dos 53 municípios de MT com vagas abertas para o programa Mais Médicos estão em extrema pobreza

Postando e atualizado: 21-11-2018 às 18:20Hs



FONTE DA NOTÍCIA: Por G1 MT


------------------------------------
Redação



Segundo o Ministério da Saúde, os municípios em extrema pobreza fazem parte dos locais com maior vulnerabilidade no país. Dos 258 profissionais que atuam em Mato Grosso, 132 são cubanos.

Sete dos 53 municípios de Mato Grosso com vagas abertas para o programa Mais Médicos estão em extrema pobreza, segundo classificação do Ministério da Saúde. As vagas foram disponibilizadas depois que o governo cubano desistiu de fazer parte do programa, ao alegar ameaças feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.

De acordo com o documento, são considerados municípios de extrema pobreza: Alto Boa Vista (1 vaga), Cotriguaçu (2 vagas), Colniza (5 vagas), Vila Bela da Santíssima Trindade (2 vagas), Nova Nazaré (1 vaga) e Porto Estrela (1 vaga).

Segundo o Ministério da Saúde, os municípios em extrema pobreza fazem parte dos locais com maior vulnerabilidade no país.

Lista de locais e número de vagas para o programa Mais Médicos em MT — Foto: DOULista de locais e número de vagas para o programa Mais Médicos em MT — Foto: DOU

Lista de locais e número de vagas para o programa Mais Médicos em MT — Foto: DOU

Ao todo, 258 profissionais do programa atuam no estado. Desse total, 132 são cubanos. O número de cubanos representa mais de 50% do total de médicos do programa no estado.

No Brasil, são cerca de 8,5 mil vagas abertas para substituir os profissionais cubanos.

Podem se candidatar para as vagas profissionais e estrangeiros que tenham registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil. As inscrições estarão abertas a partir das 8h de 21 de novembro até as 23h59 de 25 de novembro, e deverão ser feitas pelo site maismedicos.gov.br.

Os médicos devem inicar as atividades nos municípios a partir de 3 de dezembro; a data-limite é 7 de dezembro.